A vida moderna é dependente da eletricidade. Seja para assistir à televisão ou usar eletrodomésticos precisamos de energia. O problema é que além de gerar custo, o uso de tanta eletricidade gera impactos ambientais.
Atualmente no Brasil, a energia hidrelétrica ainda é a mais utilizada, ocupando 59,8% da matriz elétrica. Para substituir os combustíveis fósseis, as hidráulicas são uma opção favorável, porque ajudam a reduzir problemáticas como a chuva ácida e a poluição atmosférica. No entanto, apesar de serem consideradas renováveis e utilizar a água, um recurso natural como matéria-prima, os desastres provocados nas construções das usinas são imensos.
Entre os problemas causados nas construções, estão: deterioração da qualidade da água, barreiras de corredores de migração, perda de biodiversidade, desmatamentos nocivos para a espécie humana e para os animais, degradação do território entre outros.
Por essa necessidade e pelo alto custo da eletricidade, é imprescindível buscar fontes alternativas de energia, como a energia solar. “Esse tipo de energia é considerada um excelente investimento para pessoas e empresas que desejam explorar o sol como fonte de energia limpa”, defende Adriano Gonçalves, superintendente da Essencial Aterro Sanitário/Industrial.
Para te ajudar a entender as vantagens de investir em energia solar, listamos 3 razões. Veja:
- Compromisso com o meio ambiente
Ao contrário dos combustíveis fósseis, a energia solar é uma forma limpa porque não produz resíduos poluentes e gases de efeito estufa. Ela é sustentável porque é gerada por um processo natural que se repõe constantemente, a emissão de raios solares.
- Economia
Com o uso da energia solar é possível reduzir entre 50% a 95% do valor da conta de luz mensal. Sem contar que o sistema instalado de forma adequada tem vida útil de 25 anos. Além disso, é possível trocar a energia excedente da sua unidade fotovoltaica por créditos com a concessionária de energia.
- Valorização do imóvel
Como se não bastassem as vantagens com a economia, os imóveis que contam com sistemas fotovoltaicos estão sendo cada vez mais valorizados no mercado. Uma pesquisa realizada pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, patrocinada pelo Departamento de Energia dos EUA, detectou que casas com sistemas próprios de energia solar têm uma valorização do imóvel de 3% a 6%. No Brasil, esta realidade também vem ganhando força.
Comentários