Com a crescente demanda de cuidados que o meio ambiente vem exigindo aumentou-se significativamente a preocupação de algumas pessoas com a preservação e manutenção do mesmo. Alguns profissionais se dedicam em estudar e compreender como podem ajudar para que a educação ambiental seja acessível e compreendida por um número cada vez maior de pessoas.
Tais profissionais investem tempo, esforço e em algumas ocasiões recursos financeiros para aprender um pouco mais sobre o assunto. O que muita gente não sabe é que existem algumas profissões que já não são consideradas como hobby. Antes de prosseguirmos, é importante mencionar o que significa hobby, o termo tem origem inglesa e significa “passatempo”, lazer ou distração.
Se olharmos bem ao nosso redor, vamos perceber que ainda existe muita confusão quando falamos em sustentabilidade, economia circular, consumo consciente dentre tantos outros termos usados hoje em dia para definir soluções para a emergente luta contra a degradação ambiental.
Então, é aí que entram alguns profissionais responsáveis por auxiliar no entendimento e solução de problemas ambientais de curto e médio prazo, eles passaram do serviço voluntário para um trabalho remunerado. Separamos 4 atuações profissionais ambientais:
- Criação e curadoria de conteúdo ambiental – on-line;
Este profissional busca promover ações de preservação, sendo responsável por criar conteúdo ambiental que gere engajamento e retorno de imagem positiva.
- Desenvolvedor de Produtos Ecológicos;
Responsável pela criação de produtos que respeitam o meio ambiente. Geralmente são profissionais terceirizados, que são contratados por empresas para desenvolverem algum produto que leve o nome da marca e que represente os valores do contratante.
- Consultoria para tornar empresas mais sustentáveis;
São responsáveis por desenvolver um plano de ações que faça a empresa interagir melhor com o ambiente em que se insere, geralmente atuam com palestras, e-books ou cursos.
- Palestrante ou Mentor de Educação Ambiental.
Promovem palestras que norteiam futuras ações que empresas, escolas ou universidades podem adotar.
Comentários