Não é de hoje que o meio ambiente sofre com os impactos humanos. Aumento na produção de lixo, descarte irresponsável dos resíduos, consumo exagerado, poluição de rios, mares e lençóis freáticos estão entre os muitos problemas causados pelo homem.
E não para por aí, quando falamos em alimentação, isso pode ser sentido pelo desperdício de comida e a desigualdade alimentar no mundo. Segundo o relatório feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cada brasileiro joga mais de 40kg de comida no lixo por ano. Só esse dado mostra que mudar os hábitos de consumo incluindo alimentos sustentáveis na dieta é mais do que necessário
Separamos aqui 5 dicas de alimentação sustentável que vão ajudar na sua saúde e ainda preservar o meio ambiente. Confira!
- Priorize os alimentos orgânicos
Já pensou em abrir mão dos alimentos industrializados e optar pelos orgânicos? Saber a procedência do que se está consumindo é um passo extremamente importante no sentido de evitar comprar itens de produtores que estejam em desacordo com as normas ambientais, poluindo o solo e a água com as suas plantações. Por isso, o consumo de alimentos orgânicos vai muito além do que apenas pensar na própria saúde, mas é pensar no meio ambiente.
- Evite alimentos de origem animal
Você já parou para pensar no quanto os animais para abate são cruelmente tratados? Na maioria das vezes, eles acabam confinados em locais mínimos, sem condições de viver, apenas sendo engordados e medicados com hormônios para poderem ser abatidos o quanto antes. Consumir alimentos de origem animal é continuar alimentando esse mercado de crueldade e sofrimento. Por isso, começar a reduzir a quantidade desses alimentos na sua dieta já é uma maneira de diminuir o impacto.
Mas, calma que mudanças são gradativas. Se for muito difícil para você eliminar de uma vez, tente reduzir aos poucos, escolhendo um dia da semana para não comer nenhum alimento de origem animal. Aos poucos você vai se acostumando.
- Atenção hora de ir ao mercado
Pode parecer que não, mas o desperdício de alimentos começa já no momento da compra. Para evitar isso, é fundamental ir ao mercado sempre com a lista de compras com os itens que você precisa, e se possível, fazer compras semanais.
- Evite o desperdício de água
A água é vital ao ser humano, mas apesar disso muitas pessoas têm o hábito de gastá-la como se ela nunca fosse acabar. Mesmo com as crises hídricas enfrentadas por vários estados brasileiros, nem todo mundo adquiriu consciência do quanto esse é um bem importante. Algumas medidas simples já podem ajudar a economizar, como fechar a torneira quando for escovar os dentes, diminuir o tempo do banho, lavar toda a roupa apenas uma vez por semana, instalar válvulas de controle nas descargas e, é claro, consertar todos os vazamentos em casa.
- Crie receitas
Reaproveitar as sobras não é algo complicado. Na verdade, com um pouco de criatividade e conhecimento é possível criar receitas deliciosas aproveitando praticamente tudo dos alimentos. Veja algumas receitas aqui.
Comentários