Nos últimos anos a preocupação com o meio ambiente vem ganhando espaço, e com toda a razão. O mundo nunca polui tanto quanto. Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a poluição atmosférica constitui uma grande e, em muitas áreas, crescente ameaça à saúde pública.
Um dos vilões de tanta poluição é o dióxido de carbono (CO2), é um óxido presente na atmosfera, que está associado ao chamado efeito estufa e por isso é considerado prejudicial ao ambiente.
A emissão desse gás vem aumentando gradualmente na atmosfera terrestre, isso porque a principal fonte de gás carbônico é a queima de combustíveis fósseis (carvão, gasolina, diesel) e as queimadas das florestas. Em 2020, o número de queimadas no Amazonas superou o recorde de 2005, e passou a ser o maior da história. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a região superou a marca dos 15.700 focos ativos, enquanto em 2005 o acumulado de todo o ano foi de 15.644 casos.
Efeitos que sentimentos na pele
O aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera vem provocado mudanças irreversíveis no clima do planeta. De acordo com dados do Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, a temperatura da Terra aumentou cerca de 0,85ºC nos continentes e 0,55ºC nos oceanos em um período de cem anos.
A conta é simples, quanto mais gases de efeito estufa são emitidos à atmosfera, mais o calor irradiado encontra dificuldades para dispersar-se no espaço, provocando o aumento anormal das temperaturas.
Além das altas temperaturas, o efeito estufa também causa o derretimento de geleiras, ocasionando o aumento do nível do mar. Aumento de casos de desastres naturais como inundações, tempestades e furacões. Sem contar na extinção de espécies.
Solução que vem da natureza
A própria natureza tem uma solução para o problema: a remoção do gás através da fotossíntese, em que as plantas retiram CO2 da atmosfera durante. No entanto, como vimos o homem novamente vem interferindo no processo, o corte indevido de árvores faz com que a vegetação diminua, prejudicando a purificação do ar pela fotossíntese.
Para se ter ideia dos efeitos da ação humana, até agora, cerca de 729 mil km² já foram desmatados no bioma Amazônia, o que corresponde a 17%. Desse total, 300.000 Km2 foram desmatados nos últimos 20 anos, segundo dados da Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER).
Faça a diferença!
Pequenas mudanças de atitude podem fazer a diferença. Veja dicas de ações individuais e coletivas que contribuem para redução do efeito estufa:
- Economizar energia elétrica.
Não deixe luzes acesas sem necessidade; troque as lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas fluorescentes que são menos poluentes.
- Evite utilizar carros como meios de transporte.
Uma caminhada pode fazer para a sua saúde e ao meio ambiente, por isso dê preferência ao transporte coletivo, bicicletas ou vá a pé, pois um dos principais agentes poluidores da atmosfera é o automóvel.
- Use a regra dos 3R
Reduzir, Reutilizar e Reciclar é uma solução simples e que faz toda a diferença. Reutilizando ou reciclando o lixo evita-se a utilização de novos recursos naturais não renováveis, além de diminuir a quantidade de lixo jogado nos aterros sanitários e a quantidade de metano.
- Consuma produtos locais
Produtos produzidos localmente não necessitam ser transportados a longas distâncias e, portanto, dispensam as emissões de gases do efeito estufa que os caminhões geram ao rodar centenas e centenas de quilômetros carregando mercadorias.
Comentários