A técnica de aproveitamento de materiais orgânicos de origem vegetal tem impacto direto no meio ambiente.
Cascas, talos e folhas, esse são apenas alguns dos milhares de itens que ganham o lixo como destino na casa dos brasileiros. Não é atoa que por ano, o país produz pelo menos 37 milhões de toneladas de resíduos orgânicos, segundo a última pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE).
A pesquisa revela ainda que cada brasileiro produz cerca de 378 kg de lixo ao ano, o que corresponde a pouco mais de 1kg de resíduos por dia. Para solucionar os problemas gerados pelo descarte indiscriminado do lixo orgânico, há uma solução simples e eficiente. Estamos falando da compostagem. “Compostagem é a técnica de aproveitamento de diversos tipos de materiais orgânicos de origem vegetal que, por meio de um processo de fermentação aeróbica, se transformam no composto orgânico”, explica Adriano Gonçalves, superintendente da Essencial Aterro Sanitário/Industrial.
É possível construir sua própria composteira em casa e contribuir para a diminuição de gases poluentes no planeta. Para te ajudar, separamos 5 motivos que você deve levar em consideração na hora de fazer a compostagem doméstica:
- Produção de adubos orgânicos ricos em nutrientes;
- Contribuição na redução das mudanças climáticas, já que no processo de decomposição ocorre apenas a formação de gás carbônico, água e biomassa. Evitando o gás metano;
- Aumento da vida útil de aterros sanitários;
- Diminui a proliferação de animais que causam doenças, como ratos, moscas e baratas;
- Geração de Renda e preservação do Meio Ambiente.
Comentários