A infância é o momento certo para ensinarmos sobre respeito aos animais, à natureza e sobre como a questão ambiental é importante.
A frase: “as crianças de hoje serão o futuro de amanhã” nunca fez tanto sentido quanto agora. Com o desequilíbrio ambiental causado pelo uso inconsequente dos recursos naturais, apenas as próximas gerações serão capazes de recuperar os prejuízos gerados pelo homem atual.
No entanto, para que as próximas gerações estejam aptas é necessário que os investimentos começem no presente. Por isso é de suma importância que, desde pequenas, elas aprendam a racionalizar os recursos e a contribuir na preservação do meio ambiente para um mundo mais sustentável e melhor para se viver.
Estudos apontam que é na infância o momento certo para ensinarmos sobre respeito aos animais, à natureza e sobre como a questão ambiental é importante. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar desde os primeiros anos escolares.
Exemplo que vem de casa
Apesar da escola fazer o seu papel, os pais também precisam incentivar em seus filhos a consciência pela preservação. A boa notícia é que o poder de conscientizar está em suas mãos e para ajudar você nessa missão separamos algumas dicas de como incentivar as crianças a serem mais responsáveis com as questões que envolvem o meio ambiente. Confira:
-Realizar o descarte correto e a separação de lixos
Pode parecer simples, mas essa atividade corriqueira faz toda a diferença na vida das crianças. Tire um tempo e incentive seu filho a separar o lixo de forma correta para a coleta.
-Economizar recursos
Oriente as crianças a não deixarem as luzes dos cômodos acesas e sempre desligarem os aparelhos eletrônicos das tomadas. Além de gerar economia, essa ação poupa o meio ambiente.
-Plante mudas ou sementes
Se tiver espaço, cultive uma horta. Compartilhe com as crianças os cuidados com a planta. Isso vai criar um vínculo entre vocês e com o meio ambiente.
Comentários