Faça sua parte na preservação do planeta e adote hoje mesmo práticas sustentáveis
Não é de hoje que a ideia de consumo sustentável e consciente vem sendo amplamente abordado em escolas, faculdades e até mesmo dentro de empresas. No entanto, muita gente ainda não entendeu claramente o conceito e a relevância de se aderir ao consumo sustentável pelo bem do planeta e do futuro da humanidade.
Por isso, para aderir essa prática o primeiro passo é entender o que é o consumo sustentável e como ele funciona em nosso dia a dia. Tendo em mente que nossos hábitos trazem impacto para o meio ambiente, podemos entender que a base dessa ideia é o uso de produtos e serviços que gerem o menor ou nenhum impacto ao meio ambiente, tanto para a presente geração quanto para as futuras. “Quando adotamos o consumo consciente, contribuímos para o uso racional dos recursos naturais e minimizamos o desperdício, a poluição e os impactos negativos para o meio ambiente. Por essa razão se faz tão importante encontrarmos meios de suprir as nossas necessidades sem afetar negativamente o planeta”, afirma Heitor Pampolini, diretor comercial da Essencial Aterro Sanitário e Industrial.
Entre os benefícios de aderir ao consumo consciente estão contribuir para a sustentabilidade não só do planeta, como também das suas finanças. Sim, o seu bolso agradece. Isso porque, quando você passar a refletir sobre como consome no dia a dia e adotar práticas que levam às melhores escolhas, você mantém os seus gastos sob controle.
Outros benefícios de adotar o consumo consciente está o de privilegiar marcas que têm compromisso com a sustentabilidade; evita o acúmulo de produtos que não precisa, tornando a sua casa um ambiente mais saudável e sustentável; evita comprar por impulso e passa avaliar o que realmente precisa, não sendo mais vítima do consumismo que pode levar ao desequilíbrio das finanças.
Ficou interessado em se tornar o consumidor consciente e fazer a diferença? Confira 4 dicas que podem ser colocadas em prática no dia a dia e que vão te ajudar nesse caminho:
1 – Diga adeus aos descartáveis
Na hora de ir às compras, evite incluir descartáveis na lista. Este cuidado não está apenas associado aos utensílios que serão usados em um churrasco ou festa, mas também aos equipamentos feitos com baixa qualidade. Tenha sempre em mente que nem sempre o produto com o menor preço é realmente o mais barato. Escolha sempre os mais duráveis e, de preferência, que tenham garantias e selos de cuidado ambiental.
2 – Nada desperdício
Planeje as compras antes de fazê-las. Isso vale para alimentos, roupas, eletrônicos e qualquer outro bem de consumo. Faça listas e analise se as coisas são realmente necessárias. Isso evitará o desperdício de dinheiro e de matéria-prima. Para os alimentos, aproveite-os em sua totalidade sempre que possível. Se não der, destine os restos à compostagem. Para os outros bens: não jogue fora o que está fora de uso, doe. Lembre-se: sempre tem alguém precisando daquilo que você já não quer mais!
3 – Estude a procedência
Antes de comprar qualquer coisa, busque saber a procedência e leia os rótulos e etiquetas. Veja onde foram produzidos e se estão de acordo com as normas sociais e ambientais. Dê preferência à produção local, para valorizar a própria comunidade.
4 – A tecnologia é sua aliada
Os equipamentos tecnológicos têm oferecido cada vez mais opções que devem ser aproveitadas. Já é possível pagar por músicas on-line, livros e revistas eletrônicas, cursos à distância, fotos digitais, entre outras coisas. Sempre que possível, prefira as opções virtuais, principalmente para itens que serão usados por tempo limitado e curto. Essa escolha pode poupar uma boa quantidade de matéria-prima.
Comentários