Câncer, doenças cardiovasculares e diabetes são algumas das doenças crônicas mais recorrentes no país
Uma data para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para melhorar a qualidade de vida. Assim surgiu o Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos no dia 7 de abril.
Para reforçar a conscientização da preservação da saúde, selecionamos cinco doenças crônicas mais comuns no Brasil e que podem ser evitadas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças crônicas são aquelas que duram mais de um ano e precisam de cuidados médicos praticamente constantes. Câncer, diabetes e problemas cardiovasculares estão na lista que reúne as principais causas de morte no Brasil e no mundo.
Para se ter ideia, em 2020, segundo estimativas da OMS, a mortalidade atribuída às principais doenças crônicas deve corresponder a um percentual de 73% do total de mortes.
As principais doenças crônicas
- Câncer
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. ocupacional a agentes cancerígenos e sedentarismo também estão relacionados ao câncer.
Os principais fatores de risco para a doença são tabagismo, alimentação não saudável e ingestão de bebidas alcoólicas. Radiação, infecções, exposição ocupacional a agentes cancerígenos e sedentarismo também estão relacionados ao câncer.
Adotar hábitos saudáveis, evitando a exposição a fatores de risco, é a principal maneira de se prevenir contra o câncer.
- Diabetes
O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. Segundo estimativas do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). a incidência da doença em 2030 pode chegar a 21,5 milhões.
Existem diferentes tipos de diabetes, que podem ser diagnosticados ainda na infância ou adolescência (diabetes tipo 1), na fase adulta (diabetes tipo 2) ou na gravidez (diabetes gestacional). Os sintomas variam de acordo com o tipo da doença, mas podem incluir fome, sede e vontade de urinar frequentes, assim como fraqueza e cansaço. A diabetes não tem cura e a manutenção dos sintomas deve ser feita por toda a vida.
A boa notícia é que é possível prevenir a diabetes. Muitos casos de diabetes tipo 2 podem ser evitados com uma mudança no estilo de vida, inserindo no dia a dia, atividade física, uma dieta alimentar recomendada por um profissional de saúde e a redução da gordura corporal.
- Doenças cardiovasculares
As doenças cardíacas são as principais causas de morte no mundo, assim como uma das principais condições crônicas.
A doença cardíaca coronária é a mais comum dentre as cardiovasculares. Ocorre quando uma substância se acumula no coração e estreita as artérias, dificultando a passagem do sangue. Ela pode provocar o ataque cardíaco, também conhecido como infarto, que ocorre quando uma artéria fica completamente bloqueada.
Manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, controlar o peso, evitar cigarro e consumo de bebidas alcoólicas, procurar maneiras de reduzir o estresse e ter acompanhamento médico são algumas das saídas para prevenir a doença.
- Doenças respiratórias
Quem também está nesta lista, são as doenças respiratórias. A doença obstrutiva crônica pulmonar reúne uma série de condições que afetam os pulmões, como bronquite, enfisema e alguns tipos de asma. Em geral, pessoas com essas condições têm dificuldades para respirar, pois menos ar flui pelos tubos (vias aéreas) até os pulmões.
Não há cura para a maioria das doenças respiratórias, como a asma. No entanto, os sintomas podem ser gerenciados, assegurando a qualidade de vida do paciente.
Para prevenir, é importante mantenha o organismo hidratado,evitar fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça, manter o ambiente arejado para evitar a disseminação de bactérias e vírus, lavar as mãos com frequência e ter hábitos saudáveis, como tempo de sono adequado, alimentação equilibrada e exercícios físicos.
- Fibrose cística
A fibrose cística é uma doença hereditária que faz com que o corpo produza um muco pegajoso e espesso, que obstrui os pulmões e pode causar infecções. Esse muco também bloqueia outros órgãos importantes do sistema digestivo. Apesar de não ter cura, o diagnóstico e tratamento precoces podem melhorar a qualidade e expectativa de vida dos pacientes.
Pessoas com fibrose cística podem apresentar uma variedade de sintomas, como tosse com secreção, desidratação, dificuldades para ganhar peso e problemas intestinais. Com o passar dos anos, quando não tratada, a condição pode gerar outros problemas de saúde, como desnutrição, tosse crônica, diabetes e infertilidade.
Vale destacar que essas são apenas cinco das diversas doenças crônicas que afetam a população brasileira. Por isso, buscar acompanhamento especializado para cada um delas é fundamental. Cuide-se!
Comentários