Conhecida como “grão da felicidade”, essa leguminosa é capaz de aliviar os sintomas da TPM e promover sensação de bem-estar. Sim, estamos falando do grão-de-bico! Do mesmo grupo do feijão, da soja e da ervilha é uma excelente fonte de cálcio, ferro, fibras e triptofano.
Entre a variedade de benefícios para a saúde, ele melhora a digestão, ajuda no controle do peso e reduz o risco de várias doenças. Além disso, ele é rico em proteínas, sendo um excelente substituto para a carne em dietas vegetarianas e veganas.
E quando o assunto é redução de peso, este alimento é um ótimo aliado, sem contar nos outros benefícios ao corpo e a mente. Veja abaixo as principais vantagens de consumir a leguminosa:
- Melhora o funcionamento do intestino
Ele possui grandes quantidades de fibras que atuam principalmente na saúde do intestino.
- Ajuda a manter a saciedade
A proteína e a fibra presentes no grão-de-bico ajudam a retardar a digestão, o que promove a saciedade. Além disso, a proteína pode aumentar os níveis de hormônios que reduzem o apetite no organismo.
- Controla o colesterol
A presença das fibras ajuda também no controle do colesterol. Isso porque elas ajudam a eliminar a gordura do organismo e consequentemente resultam na melhora do colesterol.
- Saúde emocional
Ele possui uma substância que contribui na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e satisfação. O grão é melhor que o chocolate, pois seu consumo é mais saudável e ainda auxilia no emagrecimento.
- Fortalece o sistema imunológico
Assim como outras leguminosas, o grão-de-bico é rico em zinco e vitamina E, agentes importantes no combate de gripes e resfriados, garantindo reforço ao sistema imunológico.
- Alivia os sintomas da TPM
O grão pode ser um excelente auxiliar no combate aos sintomas da TPM, isso porque possui alto teor de vitamina B6, cálcio, vitamina D e fibras. Ele atua inibindo um hormônio que na fase pré-menstrual regula a excreção de sódio e é responsável pela retenção de líquido e o inchaço.
- Fortalece os ossos
O grão é rico em cálcio, além de conter boas quantidades de vitamina K e fósforo. Esses nutrientes auxiliam no fortalecimento ósseo, podendo prevenir fraturas, contusões e doenças que afetam os ossos, como a osteoporose.
Comentários