Todos os anos, no dia 27 de maio, o Brasil comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica. A data é uma referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.
A região da Mata Atlântica coleciona diversos beneficios aos seres humanos, como o papel de regular o fluxo dos mananciais hídricos; assegurar a fertilidade do solo da região; suas belas paisagens; controlar o equilíbrio climático; proteger escarpas e encostas das serras; ser fonte de alimentos e plantas medicinais e tantos outros.
Apesar das diversas razões para a sua preservação, a Mata Atlântica segue sendo destruída por ações humanas há muitos anos. Sengundo o levantamento Atlas da Mata Atlântica, conduzido pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Mata Atlântica conta com cerca de 12,4% da sua vegetação original e segue perdendo áreas de floresta em índices alarmantes. Entre os anos de 2019 e 2020, cerca de 13 mil hectares foram desmatados no país.
Só no ano passado, a Mata Atlântica teve mais de 6,7 mil hectares desmatados. Cada hectare corresponde, em média, à área de um campo de futebol. Os dados são de um relatório produzido pela fundação SOS Mata Atlântica, a Arcplan e o MapBiomas por meio do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD).
Sozinhos os dados já mostram que não há o que comemorar nesta data. Contudo, buscar a conscientização sobre a importância da preservação deste bioma é a melhor saída. Por isso, separamos 5 atitudes de consumo consciente para preservá-la. Veja:
- Fortaleça a cultura local
Compre produtos artesanais de comunidades indígenas, caiçaras e quilombolas, valorizando a sua cultura.
- Tenha consciência
Nada de jogar lixo na natureza. Lembre-se: o consumidor consciente cuida do destino correto dos seus resíduos.
- Nada de animais silvestres em casa
Não compre animais silvestres e denuncie seu aprisionamento e comércio ilegal.
- Evite queimadas
Evitar jogar bitucas de cigarros em áreas de vegetação seca já é um avanço, além de contribuir para a limpeza dos ambientes. Não colocar fogo em lixo, mesmo que nas residências ou áreas abertas, pois uma fagulha pode ser transportada pelo vento e atingir áreas distantes, dando início a um outro foco de queimada.
- Espalhe esta mensagem a todos os seus familiares e amigos e ajude a preservar a Mata Atlântica!
Comentários