O mês de junho começou e junto com ele inicia a campanha dedicada à sensibilização e conscientização ambiental. É neste mês que acontece o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5. Todas as ações do chamado Junho Verde, são para conscientizar a sociedade local sobre as questões relacionadas ao ambiente e sua preservação.
Como neste site nosso compromisso é com o meio ambiente, ao longo de todo o mês nossos leitores vão contar com uma série de matérias relacionadas a preservação do meio ambiente. E para começar, nosso primeiro tema é: Reciclagem do vidro!
Afinal, por que devo reciclar o vidro? Essa é uma pergunta muito comum e saber a sua resposta é fundamental para reciclar este material de forma correta desse material que demora cerca de 4.000 anos para se desintegrar pela erosão e ação de agentes químicos.
Vamos entender primeiro o que é o vidro. Sua estrutura é formada por um material obtido a partir da fusão de matérias-primas, principalmente minerais. Resfriado até uma condição de rigidez, sem se cristalizar. Ele também pode ser considerado um material não poroso, comum e que resiste a temperaturas de até 150°C sem deformar sua estrutura. Por isso, embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da reciclagem, sem nenhuma perda de material.
Contudo, para que essa reciclagem aconteça, o descarte desse material precisa ser correto. Por isso, a melhor maneira de descartar esses resíduos é agrupá-los em jornal, caixas de leite ou caixas de papelão, evitando que o material fique diretamente em contato com sacolas plásticas na hora do descarte. Isso diminui o risco de cortes proporcionado pelo contato com os cacos e faz com que as sacolas não se rasguem, dispersando pedaços cortantes em qualquer lugar.
Esse procedimento, que começa em casa com segurança, também garante a segurança dos coletores de material reciclável, principalmente se o vidro descartado estiver bem separado dos demais resíduos.
Em seguida, depois de embalar corretamente, você também precisa encaminhá-lo para o local em que será feita a reciclagem correta. Já existe em muitas cidades brasileiras pontos de coleta desses materiais.
Separando o vidro
Embora seja um dos materiais mais fáceis de reaproveitar, é preciso entender que nem todo vidro pode ser reciclado, isso porque recebem uma adição de elemento especial que afeta sua resistência e reprocessamento. Então saiba quais separar:
-Garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas;
-Potes de alimentos;
-Cacos de vidros;
-Frascos de remédios;
-Frascos de perfumes;
-Vidros planos e lisos;
-Para-brisas;
-Vidros de janelas;
-Pratos, tigelas e copos
Comentários