Quando se trata de alimentação animal, o assunto é sério. Isso porque a nutrição é o principal fator que garante a sanidade e produtividade do rebanho. Por isso, todo e qualquer aspecto relacionado a alimentação merece atenção especial. O simples fato de abastecer o cocho de forma correta e no momento correto é fundamental para o sucesso.
Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, saiba que é fundamental planejar uma rotina de fornecimento de alimentos ao rebanho. Em primeiro lugar, o horário de abastecimento deve ser sempre o mesmo para criar um hábito entre os bovinos. Pode parecer um ato simples, mas assim como nós humanos, os bovinos também têm hábitos e preferências alimentares.
Como o comportamento dos bovinos é afetado pelo clima, o ideal é abastecer o cocho nos períodos mais frescos do dia, até às 10h e após às 16h. Esses também são os horários mais indicados para o fornecimento do sal proteinado no cocho. Isso porque em locais muito quentes, pastos sem sombra e cochos sem cobertura, os bovinos tendem a rejeitar a alimentação nos horários mais quentes do dia. Além disso, o consumo do sal e alimentos é maior em temperaturas frescas e amenas, por isso, não é indicado a oferta nos horários mais quentes do dia.
Além de estar atento ao horário, é fundamental fazer boas escolhas na hora de selecionar a melhor suplementação animal. Uma opção saudável, eficiente e sustentável é o Braspolpa, um ingrediente para alimentação animal comercializado pela Amplitec. O Braspolpa é um coproduto do processo de extração da polpa da laranja. É um alimento seguro e de alto valor nutricional. É rico em fibra de alta digestibilidade favorece a fermentação ruminal e disponibilidade de energia para o animal.
O Braspolpa pode ser utilizado como fonte de fibra, atuando como alimento volumoso, ou ainda, pode ser utilizado para compor a dieta total proporcionando alimentação equilibrada e muito palatável ao rebanho. O uso do Braspolpa proporciona execelente desempenho animal, para a produção de leite e engorda de bovinos e ovinos.
O Braspolpa além das características nutricionais extremamente positivas que possibilita o aumento da produtividade e lucratividade do sistema, é um ingrediente que apresenta fácil armazenamento e utilização. A silagem é uma forma de armazenar o Braspolpa, proporcionando alimento de qualidade por muito mais tempo e sem perdas, uma vez que o Braspolpa não produz chorume e consequentemente não gera perdas no volume.
É preciso ficar atento também à estrutura do cocho, além de evitar desperdício, facilita a limpeza e o abastecimento. Local do cocho, cobertura, limpeza e tamanho ideal fazem a diferença para os animais terem acesso ao comedouro e consequentemente no consumo da dieta, item de maior importância para a engorda ou produção de leite.
E não se esqueça! Gado mal nutrido não produz. Além disso, animais famintos buscam alimentos impróprios no lixo ou em outros locais inapropriados, o que pode causar intoxicação, doenças, obstrução do trato digestivo e em situações severas até a morte do animal.
Trabalhar a nutrição do rebanho é um ponto fundamental para a produtividade animal. O uso de coprodutos seguros a alimentação animal é uma forma de reduzir custos alimentares, tornar o sistema de produção mais sustentável e alavancar o sucesso do sistema de produção.
Comentários