Que o mundo vive repleto de eventos climáticos nocivos à saúde humana, isso já não é novidade. Mas, o que muitos desconhecem é que as mudanças climáticas podem favorecer o desaparecimento de alimentos fundamentais para a sobrevivência.
Acredite ou não, talvez não possamos mais desfrutar de muitas de nossas comidas favoritas nos próximos anos devido a uma série de razões relacionadas ao clima, da seca ao aumento das temperaturas.
Entre os alimentos que terão sua produção afetada e poderão deixar de existir, devido às mudanças climáticas nos próximos anos, o café, banana e o chocolate estão entre esses alimentos. Veja:
Café
Sim, a bebida mais consumida pela população mundial poderá desaparecer nos próximos 100 anos, devido à diminuição de terras produtoras de café. Isso acontece por causa da erosão do solo que diminui a fertilidade da terra. Uma pesquisa publicada na Science Advances mostrou que o café da espécie arábica, responsável por 60% do café produzido no mundo, está ameaçado de extinção.
Banana
A fruta mais consumida pelos brasileiro que sofre ameaça. Apesar da sua produção ter aumentado nas últimas décadas, devido ao aumento nas temperaturas que é mais propício para a produção, nos próximos 50 anos o cultivo deverá cair drasticamente. Isso devido ao aquecimento global que provoca a diminuição das chuvas e secas extremas nos principais países produtores.
Chocolate
Outro queridinho dos brasileiros, o chocolate, está nesta lista devido à acessibilidade da planta Cacau às chuvas e ao sol, prejudicando a colheita. Isso explica porque ela cresce somente em terras próximas ao equador. Os principais produtores de cacau, Costa do Marfim e Gana, vem sofrendo cada vez mais com os desequilíbrios ambientais, o que afetará o cultivo do cacau e a produção do chocolate.
Arroz
O arroz também é um alimento muito vulnerável e o desequilíbrio ambiental provocado pelo aquecimento, o que afeta consideravelmente a sua produção mundial. Mudanças nos ciclos das águas, aumento dos níveis do mar e o aumento das temperaturas estão diretamente ligados a diminuição da produção de arroz.
Comentários