As férias chegaram ao fim e a primeira missão do ano para os pais é a procurar do material escolar. A dona de casa Pamela Oliveira, mãe da pequena Rebeca, de 7 anos, que vai para a 2ª série do ensino fundamental, se programou para este momento e desde novembro começou a pesquisar. “Sempre que ia ao supermercado e passava no setor de papelaria pesquisava os preços e se realmente estivesse acessível eu já comprava. Mas apesar de toda pesquisa antecipada, os preços estão lá em cima, principalmente nestas últimas semanas de janeiro”, conta.
O aumento no preço sentido pela dona de casa é o mesmo sentido de milhões de brasileiros. Isso porque o material escolar em 2023 pode variar de 15% a 30%, segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE). De acordo com a entidade, as indústrias e os importadores estão sofrendo esse ano um grande aumento de custos, o impacto da inflação e a alta do dólar.
Diante do aumento, reutilizar é a palavra de ordem. Mas será que é possível reaproveitar o material escolar usado no ano passado? Vamos provar que sim!
Vida nova aos cadernos
Sabe aquele caderno que ainda tem folhas em branco? Vamos começar por ele!
Nossa primeira sugestão é retirar as folhas com conteúdos importantes e arquivá-las em uma pasta. Depois, você pode encapar o caderno com o papel de sua preferência, colocar adesivos, fazer colagens com ilustrações e recortes de jornais e revistas ou mesmo com desenhos feitos à mão.
Outra dica, se você tem vários cadernos com folha em branco, é retirá-las do espiral e reuni-las em uma mesma encadernação, utilizando um outro espiral.
Lápis descascado
Encape-os com papel contact e, depois, cole adesivos coloridos com algum tema de que o aluno goste. Vale também apostar em colagens e fitas ou, ainda, pintar com as tintas que possam ter sobrado.
Quanto às borrachas sujas, calma que tem jeito! Uma borracha velhinha pode ser limpa com álcool e já estará nova para uso.
Estojo
Pintar os estojos do ano anterior com tinta para tecido é uma boa estratégia para esconder os pequenos estragos do objeto. Vale ainda costurar pedaços de tecidos variados ou produtos de pintura, para personalizá-lo com desenhos feitos à mão.
Mochila
Um dos itens mais caros do material escolar é a mochila, mas para reaproveitar é bem simples! Uma opção super econômica para mudar o visual das mochilas é costurar patches, pequenos emblemas, geralmente bandeiras ou desenhos, feitos em pano e linha. Também é possível fazer aplicações com tecidos estampados e coloridos ou mesmo com rendas. Outra opção é usar bottons de estilos variados.
Gostou das dicas? Com elas além de poupar o seu dinheiro, você estará poupando o meio ambiente e ensinando ao seu filho (a) a economia circular!
Comentários