A bebida é a segunda mais consumida pelos brasileiros e fica atrás apenas da água.
Seja na primeira refeição do dia, após o almoço ou antes de dormir, uma xícara de café quentinho é sempre uma boa companhia, que o digam os brasileiros. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, atrás apenas da água. A paixão pela bebida é tanta, que o consumo aumentou 35% durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.
O alto consumo da bebida gerou uma série de dúvidas sobre seus benefícios. Entre as perguntas mais buscadas no Google está a de se o consumo de café faz mal. Assim como todo alimento requer moderação, com o café não é diferente. Pesquisas sugerem que a bebida só é contraindicada para quem apresenta insônia, osteoporose avançada, irritações no estômago ou hipersensibilidade à cafeína.
Quando o assunto são as vantagens de consumir a bebida, não faltam estudos que comprovam os seus benefícios para a saúde. Um estudo da Faculdade de Medicina Jikei, em Tóquio, sugere que o consumo regular de café previne contra as doenças do coração. Os pesquisadores japoneses já consideram a bebida como o “próximo vinho vermelho”, em referência aos polifenóis da bebida de Baco, reconhecidamente benéficos para as artérias.
A bebida também está associada a um menor risco de desenvolver a doença de Alzheimer. O último estudo feito pela Universidade do Sul da Flórida, nos EUA, aponta a eficácia do café na manutenção da memória.
Estudos da Faculdade de Medicina de Harvard colecionam ainda mais vantagens do consumo da bebida, entre elas: 50% menos chances de desenvolver tumores de cólon, de mama e retal; a bebida contém substâncias que reduzem o teor de açúcar no sangue, se consume natural e a sua eficácia contra o mal de Parkinson.
Quantidade segura
O fato é que o queridinho dos brasileiros coleciona benefícios para a saúde se consumido em quantidade segura. Para o Ministério da Saúde, três xícaras por dia é o ideal para um indivíduo adulto. O órgão ainda recomenda que, para o total aproveitamento da bebida, deve ser adicionado açúcares.
Comentários