Cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil possuem aditivos químicos.
Usados para eliminar insetos ou ervas daninhas nas plantações, os agrotóxicos estão presentes em cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil. Com esse número, o país alcança o primeiro lugar na lista dos que mais utilizam essas substâncias e permanece nessa posição desde 2009.
Se por um lado essas substâncias ajudam no controle das doenças e pragas em lavouras e melhora a qualidade visual dos produtos cultivados, por outro colocam em risco a vida da população.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), apesar de não haver evidências conclusivas sobre o efeito do consumo de alimentos produzidos com agrotóxicos e o risco de câncer, há evidências científicas que apontam os danos causados por esses produtos na população, principalmente nos trabalhadores e comunidades rurais, e no meio ambiente.
Assim, o Instituto aconselha dar preferência ao consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos. Isso porque eles são livres de agrotóxicos e por isso se tornam mais saudáveis, contribuem para a preservação do meio ambiente e para a valorização da agricultura familiar.
Mas nem sempre os alimentos orgânicos estão ao nosso alcance e quando a saída for optar pelos não orgânicos é preciso seguir algumas orientações. Confira!
-Escolha alimentos da safra
Selecione frutas, legumes e verduras da época na hora da compra. Além de possuírem menos resíduos de agrotóxicos, quando colhidos na época certa, eles são mais baratos, nutritivos e saborosos.
-Opte pelos alimentos da sua região
Além de valorizar os agricultores familiares locais, os alimentos que percorrem longas distâncias normalmente são pulverizados pós-colheita e possuem um alto nível de contaminação por agrotóxicos. Então busque pelos alimentos da sua região.
-Nada de alimentos ultraprocessados
Evite o consumo de alimentos ultraprocessados, pois também podem apresentar resíduos de agrotóxicos na sua composição. Fique atento!
-Lave bem as frutas e verduras
Além da tradicional água com sabão, vale apostar nessa dica. Em água corrente, coloque-as numa solução com vinagre (4 colheres de sopa de vinagre para 1 litro de água), durante 20 minutos, ou numa solução com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa de bicarbonato para 1 litro de água) por 20 a 30 minutos.
Comentários