A previsão da Aneel é de que a bandeira tarifária de escassez hídrica permaneça em vigor até 30 de abril de 2022.
A conta de luz passou a pesar ainda mais no bolso dos brasileiro após o anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de um novo patamar de bandeira tarifária para faturas de energia.
Nomeada de bandeira tarifária de escassez hídrica ou Bandeira Preta, a nova tarifa entrou em vigor no dia 1º de setembro. Sendo adicionados R$ 14,20 às faturas para cada 100 kW/h consumidos. A nova bandeira representa uma alta de 49,63% em relação à bandeira vermelha patamar 2, que até o momento era considerada a mais alta do sistema e estava em vigor nos últimos meses.
Segundo o Governo Federal, a medida foi tomada por conta da escassez de chuvas nas usinas hidrelétricas. A previsão da Aneel é de que a nova bandeira permaneça em vigor até 30 de abril de 2022. Até lá, os consumidores deverão colocar em prática dicas de economia de energia para poupar o bolso e, consequentemente, o meio ambiente. “Nosso preocupação não deve ser apenas com o quanto podemos economizar na conta de luz no final do mês, mas sim desenvolver hábitos mais conscientes que façam a diferença em nossa e nas próximas gerações”, defende o Diretor Comercial da Essencial Aterro Sanitário e Industrial, Heitor Pampolini.
Veja dicas para poupar energia e o meio ambiente
- Troque as lâmpadas
O primeiro passo, é usar menos as lâmpadas. Por isso, ao construir ou reformar, planeje colocar mais janelas e claraboias pela casa. Assim, você terá mais luz natural durante o dia.
Outra dica excelente, é controlar a intensidade da luz por meio de dimmers ou variadores de luminosidade. Lembre-se que nem sempre é preciso utilizar toda a potência de uma lâmpada. É o caso de halls, lavabos, quartos e lugares onde não há tanto movimento. Além de deixar os ambientes mais aconchegantes, isso vai reduzir o consumo de energia. Por fim, vale trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, ou melhor ainda, as de LED.
- Tenha cuidado com o ar-condicionado
Dormir no aconchego do friozinho do ar-condicionado é uma maravilha, mas já pensou em reduzir o seu consumo em alguns dias da semana? Essa prática pode ajudar a aliviar o consumo de energia na sua casa.
Vale lembrar que é fundamental ficar atento à parte externa do ar-condicionado e verificar se está protegida do sol e manter a saída de ar bem limpa e desobstruída. Além disso, é preciso que o filtro de ar esteja em boas condições, pois se estiver sujo, o dispositivo pode ser acionado mais vezes que o normal.
- Banhos mais rápidos
Pode parecer clichê, mas quanto menos tempo o chuveiro ficar aberto, melhor, principalmente se o seu chuveiro for elétrico.
Use o seletor de temperatura sempre que preciso. Às vezes, deixamos o chuveiro na posição “inverno” mesmo quando o dia está mais quente. Para a água não esquentar demais abrimos mais o chuveiro. Com isso, além de gastar mais energia, usamos mais água. O melhor seria diminuir a temperatura e deixar passar menos água pelo chuveiro.
- Nada de abre e fecha de geladeira
Aqui está uma vilã disfarçada. Não pela intensidade, mas pela frequência. Afinal, ela fica em atividade dia e noite. Por isso, use o seletor de temperatura da geladeira de acordo com o calor do dia. Quando for fazer uma viagem, você pode reduzir o seletor já que não haverá abertura da porta do aparelho.
Outro erro muito comum é deixar o fogão e a geladeira muito próximos. Contudo, qualquer fonte de calor perto dela atrapalha o funcionamento e resulta em mais consumo de energia. Além disso, nada de colocar comida quente, ou mesmo morna, na geladeira. Para resfriar o alimento ela vai consumir mais energia.
Gostou das dicas? Viu como a partir de pequenas ações conseguimos mudar nossos hábitos e contribuir para o plantar melhor? Colocando essas dicas em prática, sua conta vai diminuir e o impacto no meio ambiente também.
Comentários