3 dicas que vão tornar sua cozinha amiga do meio ambiente
Há algum tempo, a preocupação da população com sustentabilidade cresceu consideravelmente. Não é atoa, afinal, os recursos do planeta são limitados e o que não faltam são sinais que apontam para o seu desaparecimento. Por isso precisamos fazer um uso consciente desses recursos. Assim, uma das formas mais importantes de ter uma vida mais sustentável é adotar práticas que visem o reaproveitamento do lixo doméstico.
Começa pela nossa cozinha é o primeiro passo, isso porque é lá que é gerado a maior quantidade de lixo doméstico da casa, gerando um grande impacto ao meio ambiente. Para ajudar você nessa tarefa, preparamos algumas dicas. São pequenas atitudes que podem ser tomadas no dia a dia para diminuir o descarte de materiais, alimentos e reutilizar o lixo doméstico de forma correta e eficaz. Confira!
- Do óleo ao sabão
Jamais o descarte do óleo de cozinha usado deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera. Mas, calma! A reciclagem desse item é a melhor saída para o meio ambiente para o seu bolso.
O óleo de cozinha, aliado a outros produtos, forma um sabão eficiente e que pode ser utilizado desde a lavagem de louças e roupas. O óleo pode ser armazenado em garrafas PETs e destinadas ao posto de coleta mais próximo da sua residência ou se preferir e já conhecer o passo a passo, pode produzir o seu próprio sabão em casa.
- Aproveite as cascas
Essa já não é uma dica nova por aqui, mas é sempre importante lembrar que os talos e as cascas também são ricos em nutrientes e vitaminas e devem ser aproveitados. Além disso, eles podem ser aproveitados como adubo em composteiras domésticas fáceis e práticas de montar em casa.
- Novas receitas
Evite fazer comida em excesso que possa ir para o lixo no final do dia. Se cozinhar uma porção muito grande, veja o que pode ser congelado e usado mais tarde. Carnes cozidas, alguns vegetais, feijão e até mesmo arroz ficam bons nessas condições.
Agora se você está cansado de comer a mesma coisa, crie um prato novo. O arroz pode ser usado para fazer um bolinho recheado de queijo, o frango grelhado pode incrementar o macarrão, e sobras de bife podem virar um picadinho. O que não vale é desperdiçar!
Comentários