Uma fruta de sabor inconfundível que é a cara verão. Estamos falando do abacaxi, um alimento milenar característico de regiões tropicais e subtropicais. Conhecida pelos espinhos na casca e coroa, a fruta possui vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio e potássio, além de apresentar um composto ativo muito importante chamado bromelina.
Embora sua polpa seja utilizada com frequência na culinária, as outras partes do ingrediente, porém, geralmente são descartadas. Este é um erro muito comum, mas o que poucos sabem é que o “rei das frutas” conta com diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.
Sua casca apresenta, em sua composição, a bromelina, uma importante enzima que tem papel anti-inflamatório e antiedematoso (que combate o edema), e a função de atuar no processo digestivo, ajudando na digestão.
Sem contar que, de acordo com o Ministério da Saúde, existem 38% a mais de vitamina C nessa parte da fruta do que na própria polpa. Isso significa mais proteção ao organismo com o fortalecimento do sistema imunológico, mais prevenção ao envelhecimento precoce com o desempenho como antioxidante, entre outros benefícios.
Apesar de existirem algumas formas de consumir a casca do abacaxi, como em receitas de bolos, geleias e sucos. A opção mais indicada é por meio do chá da casca, uma vez que o processo de infusão pelo qual a bebida passa aproveita melhor as propriedades nutricionais da fruta, além de preservá-las. Que tal um cházinho?
Comentários