Sozinha, a Amazônia, possui cerca de 4,196.943 milhões de km² de floresta e abrange nove países, sendo eles: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela. Sem contar que o bioma apresenta 26% da sua área protegida em território brasileiro, porém, infelizmente, muitos ignoram essa proteção.
O desmatamento segue sendo um dos grandes inimigos da Amazônia. A região bateu novo recorde de desmatamento e aumentou quase 22% só entre 2020 e 2021, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O estado com mais áreas desmatadas foi o Pará, que concentra 42% das derrubadas.
A análise feita pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), revela que esta é a maior área derrubada de floresta desde o ano de 2006. Em comparação, o levantamento de 2020 registrava uma devastação de 10.851 km² nos nove estados da ALB. Além disso, a alta é a terceira consecutiva e também a primeira vez desde 1988, ano de início das medições, que a devastação sobe por quatro anos seguidos.
Todos podem ajudar!
Apesar do cenário desanimador, grandes empresas e até cidadãos comuns podem contribuir para a preservação do bioma amazônico. Separamos aqui quatro ações que podem ajudar a salvar a Amazônia.
-Consumo consciente
Antes de comprar qualquer coisa, busque saber a procedência e leia os rótulos e etiquetas. Veja onde foram produzidos e se estão de acordo com as normas sociais e ambientais. Dê preferência à produção local, para valorizar a própria comunidade.
-Fortaleça as redes de apoio
Diversas pessoas e instituições realizam trabalho contínuo pela preservação da Amazônia. Se possível, realize doações para essas organizações ou simplesmente doe seu tempo e ajude no que for possível.
-Pare de consumir papel e madeira
Você pode ajudar reduzindo o consumo de itens descartáveis como guardanapos, papéis, pratos e canudos, digitalizando documentos e fazendo a reciclagem de produtos usados. Ao comprar móveis e itens de construção, dê preferência para as empresas que trabalham apenas com madeira de reflorestamento.
-Reduzir o consumo de carne
Você sabia que o consumo no Brasil é o dobro do sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS)? Eliminar ou reduzir o consumo de carne tem impacto na preservação da floresta. Isso porque ao reduzir consumo de carne, você contribui para a redução da demanda por ela, acabando com os incentivos para derrubar mais florestas destinadas à criação de gado.
E aí, está preparado para fazer a diferença?
Comentários