O que você consome pode ajudar ou prejudicar a si, os outros e o meio ambiente.
No dia 15 de setembro, é celebrado o Dia do Cliente e o que não faltam são promoções em sites, lojas e shoppings que incentivam e induzem o consumidor à compra. Preços atrativos e ofertas relâmpagos bombardeiam consumidores incansavelmente.
O difícil é resistir a tantas ofertas, mesmo não precisando adquirir determinado produto. É então que entra o consumo consciente! Mas calma, ele não é um bicho de sete cabeças e nem uma lista de regras para impedir você de fazer suas comprinhas. Na verdade, ele é um grande aliado na hora de te ajudar a escolher melhor as opções que realmente são necessárias e mais benéficas para a sua vida e o planeta. Por isso, separamos três dicas para você se tornar um cliente consciente.
- Questione o por quê você quer o produto
Algumas pesquisas apontam o consumo desenfreado como um transtorno, o chamado TCC (Transtorno do Comprar Compulsivo). Claro que nem todo desejo é um transtorno, mas é preciso bastante atenção. Isso porque, diariamente somos expostos a mensagens persuasivas por parte da publicidade de marcas, e o que às vezes parece ser simples, se torna um perigo. Avaliar se realmente precisa daquilo, questionar a finalidade da compra e se é algo útil na sua rotina, podem ser perguntas simples de responder.
Uma dica é dar preferência para itens que serão utilizados a longo prazo e que não ficarão esquecidos na prateleira, sem uso.
- Prefira produtos de composições limpas
Entender quais os elementos que terão contato com o nosso corpo é um ato de autocuidado e carinho. Por isso, busque sempre por informações da composição dos produtos. Uma leitura rápida nos rótulos pode nos dar a ideia se aquilo que pretendemos comprar é composto de elementos sintéticos ou naturais. A dica é sempre optar por aqueles que geram menor impacto ambiental.
- Pesquise sobre as marcas
Recentemente fomos surpreendidos pela repercussão do vídeo do coelho Ralph, a narrativa da história é mais comum do que imaginamos: animais cobaias sendo submetidos a testes de substâncias que serão usados em produtos de beleza. Só que de “beleza” não tem nada né? Por isso é importante considerar qual o compromisso que as marcas têm com o meio ambiente. A produção é ética? Como são feitas as embalagens? São testados em animais? Busque por selos e certificados de instituições responsáveis por fiscalizar as atividades das empresas. Alguns questionamentos são necessários quando se trata da saúde das pessoas e da preservação e cuidado com o meio ambiente.
- Seja um(a) incentivador(a)
Ajude outros consumidores a refletirem sobre o impacto de suas escolhas a curto, médio e longo prazo. Compartilhe marcas que você já usou e que sabe como procedem, assim, eles poderão tomar decisões mais assertivas na hora de fazer as suas compras. Lembre-se, novos hábitos geram novos comportamentos.
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