Uma data com o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas que a seca e desertificação podem trazer para o planeta. Assim foi instituído o dia 17 de junho como o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação.
A desertificação ocorre quando há a perda da capacidade de renovação biológica das zonas áridas, semiáridas e subúmidas. Este é um dos processos que mais ameaçam a humanidade, caracterizando um problema mundial que atinge, pelo menos, um quinto da população do planeta ao longo de mais de 100 países.
A seca e a desertificação provocam uma situação dramática de fome, morte, guerra e deslocamentos de população: em termos mundiais, 135 milhões de indivíduos correm o risco de ter de se deslocar de sua zona de origem para outra em melhores condições, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com a ONU, a conscientização sobre essa situação está entre as principais armas de combate, pois as decisões diárias que tomamos fazem a diferença. O que compramos, comemos, bebemos e usamos tem um impacto direto nos recursos naturais usados e na preservação dos solos do planeta.
Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (na sigla inglês FAO) orienta que as principais ações que podemos ajudar na preservação do nosso solo são:
-Consumir alimentos locais e da época
-Reduzir o desperdício de alimentos
-Fazer compostagem
Que tal fazer a sua parte também? Você pode começar hoje mesmo!
Comentários