Todos os anos somos surpreendidos com as mais variadas criações tecnológicas, as novas tendências da moda e tantos outros discursos que surgem com o objetivo de nos fazer consumir produtos que pensamos precisar. De fato, alguns são necessários, todavia, nem sempre o que está em jogo é a necessidade, e sim o desejo de possuir.
Assim, embora o planeta tenha criado seu próprio mecanismo de evolução, o ser humano, por sua vez, vem provocando grandes desequilíbrios na balança natural. Seja pelo consumo desenfreado, em que muito se produz e pouco se renova, pelo desmatamento em massa e tantos outros problemas que já abordamos aqui, o homem vem atrapalhando significativamente a recuperação do ecossistema.
E se nessa máquina de consumo houvesse uma maneira em que tudo que fosse consumido voltasse ao seu lugar de origem, pudesse ser reaproveitado e distribuído novamente para compra? Esta solução está ao nosso alcance!
Dentro deste cenário, a implementação de uma economia circular tende a ser uma solução para amenizar os impactos ao meio ambiente e restaurar esse equilíbrio. Sua lógica é baseada na inteligência do próprio planeta, onde os resíduos produzidos são utilizados como insumos para produzir novos produtos. Em resumo, a base para a economia circular é a reutilização de materiais para produzir novos produtos, evitando o desperdício de matérias-primas e o aumento no descarte de resíduos que, muitas vezes, são prejudiciais ao meio ambiente.
Mas, afinal, como aplicar a economia circular no dia a dia? Agora que você já entendeu o conceito e como funciona essa economia, deve está se fazendo a mesma pergunta. Então vamos à prática!
Para quem quer aderir à economia circular e não sabe como começar, confira 3 passos simples:
- Apoie negócios de economia circular
Prefira consumir produtos de fabricantes que adotem a economia circular em seu negócio, ou seja, que além de recorrer a matérias-primas e tecnologias que impactem menos o meio ambiente, ainda ofereçam soluções para o descarte ou reaproveitamento do produto ou das embalagens.
- Reaproveite as embalagens
Busque maneiras criativas de reaproveitar embalagens e produtos.
- Monte sua própria composteira
Monte uma composteira em casa, ou seja, um sistema que transforma o lixo orgânico (como restos de alimentos) em adubo para suas plantas.
Comentários