A época mais doce do ano está chegando! Sim, estamos falando da Páscoa, período em que o consumo de chocolates aumenta significativamente. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (Abicab), em 2022, foram produzidas mais de 10 mil toneladas de ovos no Brasil, 13% de crescimento em relação a 2021. Este ano, apesar do cenário econômico incerto, o setor está aquecido. São 163 novos produtos e os chocolates artesanais seguem em alta.
Apesar de saboroso, o consumo de ovos da páscoa gera outras preocupações relacionadas ao meio ambiente, a exemplo das embalagens plásticas. A maior parte desse produtos estão envoltos em materiais plásticos, que levam décadas para se decompor. Apesar de diminuir o volume desses resíduos não ser uma tarefa fácil para um alimento sensível e que depende de acondicionamento adequado para preservar forma, textura e sabor, é possível optar por embalagens mais sustentáveis.
Então nada de pensar apenas em montar uma embalagem atraente, passe em criar uma consciência ambiental, a começar pela embalagem. Veja algumas dicas:
- Embalagem feita de material reciclado
Sim, é possível encontrar no mercado embalagens feitas de material reciclado. Esse tipo de embalagem é produzida a partir de material que já foi reciclado, como papel kraft, plástico reciclado ou papel texturizado.
- Embalagem biodegradável
Outra opção são as embalagens ecológicas de fibra de coco, fécula de mandioca, cogumelo e outras são exemplos de pacotes biodegradáveis, pois são feitas a base de materiais que se decompõem naturalmente na natureza.
- Embalagens comestíveis
Quando o assunto é chocolate, nada melhor que embalagens que podem ser ingeridas junto com o alimento! Pesquise e aposte nessa ideia.
- Embalagens de tecido
Enquanto a decomposição do plástico leva até 400 anos, o tecido demora de 6 meses a 1 ano. Investir nesse tipo de embalagem na decoração do seu ovo de Páscoa pode ser uma ótima solução para o meio ambiente.
Viu só, Páscoa gostosa é Páscoa sustentável!
Comentários