Sem destinação correta, o lixo pode causar muito mais do que sérios impactos ambientais, mas também danos à saúde humana. Os impactos da má gestão dos resíduos sólidos causam poluição atmosférica, poluição hídrica, poluição do solo e poluição visual, e, além disso, dependendo do tipo de resíduos, geram doenças para a população, ocasionando dano à saúde das pessoas, muitas das vezes irreversíveis.
Para se ter ideia, no Brasil, menos da metade dos resíduos vão para aterros sanitários, que são o destino mais apropriado. Diariamente são descartadas 240 mil toneladas de lixo no país, das quais mais de 70% tem como destino aterros sanitários. A maior parte dos 30% de resíduos restantes também não é destinada de forma correta, sendo descartada em terrenos abertos e até mesmo córregos, rios e áreas florestais próximas de centros urbanos.
Todo esse descarte inadequado, além de gerar chorume,líquido escuro que resulta da decomposição da matéria orgânica do lixo, e contaminar a água e o solo, pode servir de abrigo e alimento para animais e insetos que são vetores de doenças. Entre as doenças mais comuns, estão a leptospirose, peste bubônica e tifo murino, causadas pelos ratos, além de febre tifóide e cólera causadas por baratas, malária, febre amarela, dengue, leishmaniose e elefantíase, transmitidas por moscas, mosquitos e pernilongos.
Para evitar tantos problemas a melhor saída, para os seres humanos e o meio ambiente, é o descarte correto dos resíduos. Assim, com a realização de ações cada vez mais necessárias por parte das empresas, governo e sociedade em geral, que envolvam desde a criação de materiais, passando pela facilitação a reciclagem e maior conscientização dos consumidores, assim como o uso eficiente de sistemas sustentáveis de gestão de resíduos, podemos diminuir os impactos negativos do descarte desenfreado.
Na Essencial Aterro Sanitário e Industrial, por exemplo, a empresa promove e auxilia seus clientes no adequado descarte dos resíduos gerados na atividade por meio da conscientização dos clientes, coleta, triagem e correto destino dos resíduos, como contaminados com óleo e os mais variados tipos de materiais. “Dessa forma, garantimos não só o descarte correto, mas também a forma mais ambientalmente adequada. Além disso, trabalhamos junto com a comunidade, promovendo a conscientização sobre o descarte correto do lixo doméstico, reforçando a importância da seleção adequada dos resíduos”, conta Heitor Pampolin, diretor comercial da empresa.
Comentários