Além de incentivar o consumo de hortaliças e vegetais no dia a dia, a horta caseira não é exclusividade de casas com quintais espaçosos. Veja como montar a sua!
Cultivar uma horta em casa é sinônimo de saúde; afinal, além de ser um incentivo a mais para incluir vegetais na alimentação cotidianamente, com o cultivo caseiro você garante hortaliças completamente livres de agrotóxicos.
Para te ajudar a fazer a sua própria horta em casa, preparamos uma lista para te inspirar a colocar a mão na terra e ter tudo sempre fresquinho sem precisar ir ao mercado. Então confira abaixo o que plantar, como cultivar e cuidar das hortaliças em casa:
O que plantar?
Entre as diversas opções de hortaliças que podem ser cultivadas em casa, selecionamos três opções. A cebolinha, que pode ser cultivada em um vaso com pelo menos 15 cm de profundidade e também uma boa iluminação; alface que deve ser plantada em vasos largos para garantir que a hortaliça tenha um bom espaço para crescer e assim como a cebolinha o ideal é que a hortaliças fique em um local com boa incidência de sol, como na varanda ou sacada por exemplo.
Já o espinafre é tão fácil quanto a alface para ter na sua horta. Ele é uma hortaliça própria para plantar em casa, além de muito saborosa e rica em fibras. O espinafre, além de ser comido puro, fica super bem em um suflê, e é ingrediente perfeito para sucos. Ele pode ser cultivado em pequenas hortas, separadas por 30 cm de distância entre si ou completamente espalhado, e prefere solos ricos e úmidos, ainda que possa crescer em qualquer tipo. Mas atenção, ao contrário da alface, que precisa bastante do sol, o espinafre dispensa os excessos de sol e de calor, preferindo locais com sombra.
Como plantar?
Se você mora em um apartamento ou em um local pequeno e quer ter a sua própria horta, deve está se perguntando como plantar essas hortaliças em espaços pequenos. Calma, vamos te ajudar. O ideal para fazer uma hortinha é que ela fique em um lugar que bata sol direto, pelo menos umas 6 horas. Nesse caso, você pode aproveitar alguma parede da sacada, caso haja, ou ainda, escolher a janela que seja mais ensolarada. Vale apostar nas hortas verticais, onde os jarros com as hortaliças são fixados na parede, assim você economiza o espaço do ambiente, além de decorar.
Rega
Quase todas as hortaliças tem curta vida útil de produção e vivem pouco mais que algumas semanas apenas. Por isso, elas necessitam de água para desenvolver seus tecidos, florescer e frutificar. No caso das hortaliças de folhas como as alfaces, por exemplo, necessitam de mais água, assim como os tomateiros e feijões, principalmente na época de crescimento vegetativo. Já as plantas aromáticas necessitam de menor quantidade de água – o alecrim, por exemplo. O manjericão e a sálvia são mais sensíveis à escassez.
Busque sempre se informar da necessidade de volume de água e espaçamento da irrigação de cada uma de suas hortaliças com o especialista do local onde você adquiriu sua muda.
Comentários