As sacolas e embalagens de plástico são extremamente prejudiciais para o meio ambiente. Veja como reduzir o uso e pratique um consumo sustentável
Não é de hoje que o consumo desenfreado de sacolas plásticas vem poluindo o meio ambiente e gerando uma série de problemas para os humanos e principalmente aos animais. Estima-se que, por ano, sejam distribuídas 12 bilhões de sacolas plásticas no Brasil. Isso dá cerca de 800 sacolas plásticas por pessoa. Sem contar que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia, segundo estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF).
Se por um lado o consumo excessivo desses materiais trazem danos ao meio ambiente, você já pensou nos impactos positivos que a adoção de práticas sustentáveis podem trazer para o nosso planeta? Ao reduzirmos o uso de sacolas plásticas e outras embalagens feitas com esse material podemos mudar essa realidade, afinal, as embalagens plásticas estão presentes em diversos produtos que utilizamos, causando grandes problemas ambientais que devem e podem ser evitados.
A seguir, separamos 4 dicas para você começar hoje mesmo a reduzir o consumo de plástico na sua casa e contribuir para a preservação do meio ambiente. Confira:
- Prefira as Ecobags!
O nome pode parecer difícil, mas as Ecobags nada mais são do que sacolas de pano que podem ser utilizadas muitas vezes. Além de serem mais resistentes e seguras, as Ecobags geram menor impacto ambiental, já que seu tempo de decomposição é inferior ao plástico.
- Ande com sua garrafinha!
Todo mundo sabe que é muito importante se hidratar, mas você sabia que as garrafas de água representam uma grande porcentagem do lixo plástico que não é reciclado? Uma boa maneira de ajudar a diminuir esse problema é levar uma garrafinha reutilizável com água na sua bolsa ou mochila. Dessa forma, você pode garantir o consumo de água recomendado sem comprometer o meio ambiente.
- Escolha produtos retornáveis!
Alguns estabelecimentos comerciais fecham parcerias com grandes marcas para oferecer produtos retornáveis. Uma das práticas mais comuns é a da garrafa de bebida retornável, na qual o cliente compra, consome e leva as garrafas até o ponto de coleta para serem higienizadas, recolhidas e reabastecidas.
- Aposte no consumo sustentável!
O consumo sustentável ajuda a ter decisões mais racionais sobre as coisas que você compra. A finalidade dessa ideia é evitar desperdícios e gastos desnecessários. Assim, é possível garantir saúde financeira, qualidade de vida e até preservar o meio ambiente. Então comece hoje a exercitar o consumo sustentável em seu lar!
Comentários