Seja começando um negócio ou expandindo um empreendimento é fundamental pensar nos impactos ambientais que ele pode causar. Afinal, pensar e colocar em prática a sustentabilidade é um dever de todos, principalmente do setor empresarial. Por isso é indispensável que as empresas entendam a importância da gestão de resíduos.
Primeiro é preciso entender que a gestão de resíduos é um conjunto de ações que trabalham a forma de uso, coleta, transporte, armazenamento, tratamento, destinação, e demais etapas, dos resíduos de uma empresa ou residência, de forma que essas etapas sejam menos impactantes para o meio ambiente.
Esse processo acontece a partir da análise e do mapeamento da realidade da empresa e, de acordo com o diagnóstico, são estudadas e desenvolvidas formas estratégicas para lidar com cada resíduo, respeitando suas características e respeitando as normas desse processo.
Além disso, existem tipos diferentes de resíduos que podem ser classificados de acordo com sua origem, composição e periculosidade. Os resíduos sólidos urbanos, por exemplo, são o resíduo domiciliar, os demais tipos são resíduo comercial, industrial, hospitalar ou de serviços de saúde.
Quando tais resíduos não são aproveitados de alguma forma, nem descartados da maneira correta, ocasionam uma série de prejuízos para o homem e o meio ambiente. Outro tipo de prejuízo que a má gestão de resíduos pode causar é o financeiro. Empresas podem sofrer multas ou paralisações de suas atividades se não cumprirem com as normas que tratam da questão.
Dessa forma, para alcançar esse objetivo de reduzir ao máximo os danos que a operação de um negócio ao meio ambiente de modo geral, as empresas precisam colocar em prática ações que incluem desde atitudes cotidianas, como o uso consciente da água e o descarte e o tratamento adequado do lixo e dos insumos produzidos na operação, até estratégias que desenvolvam processos mais sustentáveis dentro e fora do ambiente empresarial.
Mas apenas essas ações não bastam. Para realizar a gestão ambiental de forma correta e eficiente, um passo fundamental é estar em dia com as licenças ambientais que garantem que o negócio atue atendendo às normas dos órgãos de controle ambiental.
Vantagens
Quais as vantagens em aderir este processo na sua empresa? São muitas! Além de ajudar na preservação do planeta, a gestão ambiental pode trazer muitos benefícios. Listamos alguns:
- Menos custos
Sim, esse tipo de gestão ajuda a reduzir os custos da empresa. Com a redução de desperdício nos processos e o uso mais inteligente dos recursos, a empresa garante uma boa redução no custo com materiais, insumos e infraestrutura básica para produção.
- Conquistar clientes
As organizações que investem em sustentabilidade mostram aos consumidores que são éticas e responsáveis. E isso, por sua vez, acaba chamando a atenção dos consumidores que estão atentos e adeptos a preservação do meio ambiente e que têm como prioridade adquirir produtos de empresas com o mesmo perfil.
- Maior credibilidade
A gestão ambiental empresarial faz com que o mercado associe sua marca à preservação da natureza e à sustentabilidade, o que melhora consideravelmente sua imagem diante do público, dos fornecedores, dos parceiros comerciais e da concorrência.
Gostou? Então faça a diferença na sua empresa também com a gestão ambiental empresarial e garanta benefícios ao meio ambiente e ao seu negócio.
Comentários