Para nossa segunda matéria da série “Junho Verde” o tema é desmatamento! Aposto que você já ouviu inúmeras vezes sobre este assunto, mas o que você tem feito para mudar essa realidade?
Manchetes como “Desmatamento na Amazônia atinge nova marca” ou “Mata Atlântica tem crescimento histórico de desmatamento” são cada vez mais comuns nos jornais e muitas pessoas ainda acham que essa é uma realidade distante de suas casas.
Para se ter ideia, pesquisas apontam que o desmatamento da Mata Atlântica do Brasil aumentou 66% em 2021 com relação ao ano anterior. Sozinho, o Brasil foi responsável por 40% do desmatamento global em 2021, segundo dados da ONG Global Forest Watch.
Entre os causadores do desmatamento estão as ações humanas, como as expansões agropecuária e urbana. No Brasil, o processo de desmatamento é histórico, tendo iniciado desde a colonização com a exploração do pau-brasil.
Consequências
O aumento do desmatamento gera alterações significativas no funcionamento dos ecossistemas, gerando impactos sobre a estrutura e a fertilidade dos solos e sobre o ciclo hidrológico, constituindo importante fonte de gases do efeito estufa. A poluição gerada pelas queimadas ainda causa mortes, aumento de casos de doenças respiratórias e alterações no clima regional, que podem pôr em risco a produtividade no campo.
Quanto ao clima, o desmatamento influencia diretamente a mudança climática, a maior ameaça que a humanidade enfrenta no século 21. As intensas alterações ambientais provocadas pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa podem levar a sociedade a enfrentar sucessivas crises ecológicas, econômicas, financeiras, políticas, urbanas e de abastecimento já no século 21, apontam estudos.
Alguns dos danos são a maior incidência de calor, mais tempestades, mais queimadas em florestas, que desde já podem ser observados e mostram consequências sociais significativas.
Diante do número do cenário negativo e de números nada animadores, o questionamento que deixamos é: Até quando seremos cúmplices dessa destruição? Até quando ficaremos de braços cruzados? Até quando o meio ambiente vai sobre pelas nossas mãos? Até quando haverá impunidade? Até quando?
Comentários