Veja as vantagens dessa época para a energia solar
O ano de 2021 começou com a estação mais quente dentre as quatro estações. Marcado por altas temperaturas, o verão é também conhecido por seus dias mais longos. É exatamente essa combinação de dias mais longos e quentes que resulta na intensa produção de energia solar durante esse período.
E por falar em energia solar, logo lembramos que o Brasil é um dos países que mais recebe irradiação solar no mundo todo. Assim o país se torna um mercado muito atrativo e cheio de vantagens para a instalação do sistema de energia solar, principalmente durante esta estação.
Nas existem vários fatores que influenciam para que esse período seja considerado o pico de geração de energia solar. A redução da conta de luz e a armazenagem de energia é uma delas. Além da economia na energia, o sistema fotovoltaico pode armazenar a energia extra produzida no verão para usar depois. Por isso, é sempre uma ótima ideia instalar painéis solares no verão.
Outra vantagem é a redução das emissões de gases de efeito estufa. Sendo uma fonte de energia limpa e renovável, que não emite poluentes nocivos que certamente iriam para a atmosfera, a energia solar é aliada do meio ambiente.
Não pensem que as chuvas breves são uma desvantagem para a geração de Energia Solar. Acontece que as chuvas breves, típicas da estação, removem aquelas sujeiras que naturalmente se acumulam nos painéis, garantindo maior eficácia na captação de energia.
Como já falamos, os dias mais longos nessa estação também contribuem para que os painéis solares recebam iluminação natural por mais tempo. Por conta disso, a geração de energia ao longo deste período se destaca chegando em um índice elevado.
Comentários