Conheça 8 espécies de plantas para cultivar dentro ou fora de casa
Aumento da produtividade e no estímulo da criatividade. Estes são apenas alguns dos motivos para incluir mais verde no seu lar, trazendo os elementos naturais para dentro e fora dos cômodos. Afinal, as plantas ajudam na renovação do ar e retém a poluição.
Mas antes de sair comprando e enchendo sua casa de plantas é preciso conhecer as espécies indicadas para cada ambiente, já que a maioria delas gosta de espaços com boa claridade e um pouco de ventilação. Pensando em ajudar você nessa missão, separamos algumas espécies de plantas que, além de decorar o seu lar, vão trazer calma e deixar os ambientes mais frescos.
Ambientes internos
– Cactáceas e Suculentas
Dentre as variedades de plantas para o cultivo dentro e fora de casa, as mais procuradas são suculentas e cactáceas, muito utilizadas para ornamentação de ambientes internos, isoladas ou em pequenos grupos. Com um bom armazenamento de água nas raízes, caules, troncos e folhas, que as protege das altas temperaturas e do clima seco, elas se tornam fáceis de cultivar pois não precisam de muito espaço ou irrigação.
– Lírio da paz
Além do perfume inconfundível, o lírio da paz esbanja beleza em sua estrutura. A planta é comumente oferecida em sinal de boa sorte e de paz, também é atribuída a ela propriedades purificadoras do ar. Essa é uma espécie que precisa um pouco mais de atenção. Apesar de ser uma ótima opção para ambientes de meia sombra, seu solo deve se manter sempre úmido.
– Zamioculca
De origem africana, esta é uma das espécies mais utilizadas em ambientes internos, por ser bastante rústica. Apresenta folhas brilhantes e em tons de verde escuro que podem chegar a 1m de altura. Se desenvolve bem em ambientes com pouca luz e também com luz indireta abundante, mas evitar o sol direto, que pode prejudicar suas folhas. Mas, atenção: Não recomendada para espaços onde circulam cachorros ou crianças, suas folhas podem ser tóxicas quando ingeridas.
- Samambaia
A samambaia é bastante comum e fica super legal em ambientes internos. Com folhas verde claro, a espécie mais comum é a Nephrolepis exaltata, cultivada em vasos e jardineiras suspensas. Apreciam bastante luz, e algumas variedades até toleram bem algumas horas de sol direto, portanto devem ficar perto de janelas ou em ambientes com boa iluminação indireta.
Ambientes externos
– Palmeira-ráfia
De grande uso em ambientes externos, esta palmeira de origem asiática possui múltiplos caules finos e longos, e cresce ereta e em touceiras, com folhas plissadas verde escuras e brilhantes. É uma ótima opção para varandas ou ambientes com luz indireta. A rega deve ser frequente, mas sem deixar a terra encharcada.
– Espada-de-são-jorge
Essa é uma planta bem famosa e popular em jardins externos. O seu crescimento é bem lento, mas ela é uma espécie bastante resistente ao sol. Pode ser cultivada tanto em meia sombra quanto em sol direto e aguenta tanto o clima frio quanto o calor. A espada-de-são-jorge não necessita de muitas regas, então, quando for colocar água, evite deixar o solo muito encharcado.
– Yuca
A Yuca é uma planta bastante adaptável, e pode sobreviver tanto em ambientes fechados quanto locais abertos com sol pleno. A rega não precisa ser constante — é melhor que você deixe o solo seco na maioria do tempo.
- Cica
Resistente ao sol, a Cica é um planta que pode chegar a 3 metros de altura, sendo ideal para jardins externos. Algumas de suas características são caule robusto e folhas verdes compridas, muito semelhantes às folhas da palmeira. Quanto à rega, deve acontecer regularmente, pelo menos uma vez por semana, com água abundante se for recém-plantada. Já se a planta estiver bem estabelecida e enraizada no solo, a rega vai depender da estação.
Comentários