Imagine tecnologias sustentáveis capazes de combinar ganhos operacionais com benefícios socioambientais. Calma que essa ideia não precisa ficar só no campo da imaginação. A tecnologia sustentável já é uma realidade há alguns anos.
De forma resumida, trata-se de todo tipo de solução que reverta um impacto social positivo. Afinal, mais do que nunca, há uma demanda urgente por negócios sustentáveis, com operações limpas e transparentes pautadas na ética social, ambiental e econômica.
Mas será mesmo que já vivemos essa realidade? Para responder essa pergunta, separamos 4 principais tipos de tecnologias sustentáveis mais usadas nos dias atuais. Confira:
- Assinatura eletrônica
Sim, a assinatura eletrônica é sem sombra de dúvidas, essa é uma das tecnologias mais utilizadas. Ela nada mais é que uma infraestrutura que permite assinar documentos na esfera digital com a mesma validade jurídica que as assinaturas à caneta em documentos físicos.
Além de ser uma tecnologia funcional até mesmo para os consumidores civis, a assinatura eletrônica na empresa é ainda mais prática e funcional, pois é no ambiente de negócios que se percebe o maior número de vantagens dessa solução. A começar pela agilidade operacional e a economia na impressão de papéis.
- Gestão de documentos digitais
A desmaterialização de documentos é uma das grandes parceiras do meio ambiente e das empresas. O objetivo desse conceito é promover a transformação digital, substituindo os papéis e os procedimentos físicos por suas contrapartes digitais.
- Armazenamento em nuvem
Essa é uma das tendências que mais se popularizaram nos últimos 10 anos. Tanto o armazenamento como a computação em nuvem ganharam amplo espaço tanto entre os consumidores empresariais como a população em geral.
Utilizado para guardar e proteger suas fotos e documentos, o armazenamento em nuvem ganha seu espaço no meio empresarial, já que a tecnologia permite armazenar infraestruturas de dados, como contratos, cadastros, notas fiscais e muito mais.
Assim como a assinatura eletrônica, o armazenamento em nuvem é sustentável por seguir o conceito da desmaterialização, substituindo o físico pelo digital.
- Energia renovável
Painéis solares, armazéns de processamento de biomassa, baterias de hidrogênio ou afins: hoje há um grande número de soluções de captação e uso de energia renovável. A sustentabilidade dessas tecnologias está estampada no nome, o fator renovável e não fóssil da produção energética.
Sem dúvidas, o uso de tecnologias sustentáveis é parte crucial para a renovação da imagem e da atuação de uma empresa no mercado. Além das inúmeras vantagens, como redução de custos.
Comentários